sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Rios Des.Cobertos

Montagem do protótipo
O projeto expositivo Rios Des.Cobertos é resultado do trabalho em conjunto entre o Estúdio Laborg e a Iniciativa Rios e Ruas, que pretende apresentar ao público a extensa bacia hidrográfica da cidade de São Paulo, em quase sua totalidade já escondida e coberta por ruas e avenidas, por meio de uma maquete interativa, a fim de problematizar o processo de urbanização das grandes metrópoles e as transformações ocorridas em suas hidrografias originais, além dos possíveis problemas enfrentados pelo desenvolvimento das cidades e pelos indivíduos que nela habitam.
Rios Des.Cobertos é uma exposição totalmente interativa composta por uma maquete e painéis/totens que convidam o público a descobrir os cursos d’água que correm pela capital paulista e a complexidade de sua geografia, cheia de vales e colinas. O público pode manusear os elementos para “montar” sua própria exposição.

Ao interagir com a maquete (foto) e os totens, todos compreenderão as condições naturais da metrópole, já que a exposição oferece experiências sensoriais que tornam o ambiente lúdico e incentivam o aprendizado com total liberdade de escolha em relação ao que se quer/pode descobrir. A intenção é mostrar que os rios estão vivos e convidar todos a se aproximarem deles, olhá-los e refletirem.

“A maquete em 3D é um passo enorme no nosso projeto porque, com ela, revelamos a tridimensionalidade da cidade e isso ajudará as pessoas a entender o que aconteceu com São Paulo e seus rios”, ressalta Bueno. “Com a maquete, a gente mexe no imaginário e convida os participantes a desenvolver o apreço, o amor, o afeto e o interesse pelas águas da cidade”.

Para a confecção da maquete foram utilizadas placas de MDF que, cortadas a laser, minimizam o desperdício. Além disso, as sobras foram devolvidas para o fabricante para reutilização. Produzidos com um tipo de papelão especial (que é um material reciclado e reciclável), os painéis expositivos geraram pouquíssimas sobras. Ou seja, a sustentabilidade ambiental do projeto não foi esquecida.
“O que a gente quer não é só mostrar que há rios vivos na cidade. Essa etapa está se cumprindo desde o início do nosso trabalho. O que a gente quer, mesmo, é mexer na cara da cidade, trazer esses rios de volta para a convivência com as ruas, com as pessoas, com a cidade – se não todos os rios, pelo menos alguns!

A gente está falando de mudar algo muito profundo na genética da cidade de São Paulo, uma cidade que, desde o início, ‘optou’ por abandonar sua relação com os rios. A gente tá mexendo com isso. Será que não é possível ter esses rios de volta? Será possível coexistir com essa natureza exuberante da cidade?

Se fizermos uma pequena intervenção – que é parte de nossa intenção maior -, se a gente conseguir, em alguns anos, redesenhar a cidade, um pequeno trecho urbano, revitalizar um rio, trazê-lo à luz novamente, mesmo que seja em um trecho pequeno e mostrar para os paulistanos que é possível…

Existe tecnologia pra isso. E, se for possível trazer um rio de volta, em 200 metros da cidade, será possível em qualquer outro lugar. E mais do que isso! Sabe o que a gente quer? A gente quer que São Paulo seja uma inspiração, um modelo de desenvolvimento harmônico para outros municípios. Quem sabe para os 5 mil municípios do Brasil!

Aí, sim, todo esse trabalho vai se tornar exemplar. Ou seja, a gente está trabalhando no pior lugar do mundo, no lugar que mais castigou suas águas, mas talvez seja daqui mesmo que saia a cura. Que saia a mudança de modelo para o Brasil inteiro. E isso será feito pelas pessoas.

Estamos atrasados porque o mundo já está dando exemplos de que isso é possível, que é possível recuperar os rios que sofreram com a canalização. Mas este é o nosso ritmo. E temos as bençãos dos nossos rios. Costumamos dizer que quem está nos protegendo nessa trajetória são os grandes orixás. São esses grandes seres que estão abençoando nossa jornada a favor da natureza e da vida”.

Do arquiteto José Roberto Bueno e do geógrafo Luiz Campos Jr., do projeto Rios e Ruas.
Rios Des.Cobertos
SESC VILA MARIANA
Rua Pelotas, 141
Horário de funcionamento: Terça a sexta 7h às 21h30 Sábados 9h às 21h Domingos e feriados 9h às 18h30
A exposição consiste numa maquete e num painel que controla um projetor que incide sobre a maquete
Painel de controle dos vídeos que interagem com a maquete em mdf.
Os rios "descobertos"
Os rios "descobertos" e os rios "cobertos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário